Comunidade DEV: Por Que não usar bibliotecas de CSS

As estruturas CSS têm o propósito de acelerar o processo de design web, proporcionando eficiência. No entanto, há considerações importantes a serem feitas sobre o uso dessas bibliotecas.

Senta que lá vem história :

Na minha experiência ao longo dos anos notei que os websites se tornaram desnecessariamente pesados considerando que em 2004 uma página tinha em média 60kb quando em 2012 as páginas já batiam mais de 2mb. A verdade é que a velocidade da internet foi melhorando e a preocupação/descaso aumentando e bibliotecas de CSS assim como frameworks JS se tornaram mais populares que a linguagens o que deu um ganho de tempo no processo de desenvolvimento ao mesmo tempo que aumentou o código nescessário para simples implementações.

Problemas associados :

  1. Esquecimento do CSS Básico: Dependência excessiva de bibliotecas/frameworks pode levar ao esquecimento das bases do CSS, tornando difícil utilizar o CSS tradicional quando frameworks específicos não são uma opção.
  2. Complexidade para Estilos Personalizados: A criação de estilos personalizados torna-se complexa, resultando em substituições problemáticas e a necessidade de carregar vários arquivos CSS.
  3. Genericidade nos Designs: O uso generalizado de frameworks populares, como Bootstrap ou Material UI, pode levar a designs genéricos, perdendo a singularidade e criatividade no processo de design.
  4. Nada Performático: A utilização de soluções prontas trazem código não usado e minificação não remove código inútil e muitas vezes podem gerar mudanças de layout no decorrer do carregamento.

A Perspectiva Alternativa:

Considerações Finais:

Este artigo é uma expressão de opinião e não busca impor uma mudança de práticas. Discutir a desvantagem percebida no uso de frameworks CSS é uma reflexão pessoal. Se você aprecia o uso de frameworks, continue fazendo-o. O propósito deste artigo é provocar discussões e oferecer uma perspectiva alternativa.